quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"UNS VERSOS QUAISQUER"… Fernando Pessoa por Risoleta…


Risoleta C Pinto Pedro publicou até hoje, na ficção: A Criança Suspensa, Prémio Ferreira de Castro da Câmara de Sintra, edição da mesma Câmara Municipal, 1996, O Corpo e a Tela, Hugin, O Aniversário, Prémio Revelação APE/IPBL 1994, Ficção, Difel, 1998, O Arquitecto, Hugin, Venite in Silentio, Unicepe, Porto, Setembro de 2004, que destaca, entre outros.

Foi também premiada na poesia pela Sociedade de Língua Portuguesa e participou em colectâneas de poesia e ficção com outros autores.

Escreveu teatro para o grupo TE-ATO, de Leiria, canção para o compositor Paulo Brandão e o Grupo de Música Contemporânea (Aprender com as Rosas), assim como para o compositor Jorge Salgueiro: libretos de ópera (O Achamento do Brasil), cantata (O Conquistador), musical (Kate e o Skate) e canção (“Conquista-me” in Dez Anos de Inquietação, CD dos Negros de Luz, Ed. Tradisom, Jorge Salgueiro, 2005).

Publicadas também, duas bandas desenhadas: O Achamento do Brasil e O Conquistador, Ed. Foco Musical/Fonoteca de Lisboa, cujas falas são constituídas pelos seus libretos.

Tem escrito poemas para os espectáculos da Companhia de Dança Amalgama (Viagens de Luar, A Luz e O Desejo, Mutações, Venite in Silentio (espectáculo cujo processo foi acompanhado da criação de uma ficção com o mesmo nome, em projecto de residência artística no Hotel Convento de S. Paulo), Mater e A Alegria das Rosas.

Espectáculos realizados nos Conventos de Mafra, de S. Paulo na Serra d’Ossa, de Estremoz, de Cristo em Tomar, e nos Palácios da Pena e Regaleira, em Sintra.

Fez crónica (“Quarta-Crescente”) para o Programa Despertar dos Músicos na Antena 2.

Continua a publicar as suas crónicas regularmente em periódicos generalistas, literários e de artes plásticas em suporte papel ou em páginas na internet.

Criou a sua página, onde escreve regularmente:
http://risocordetejo.blogspot.com/

§ A partir do final de Janeiro de 2009, nesta página, Risoleta Pinto Pedro levar-nos-á a ler Uns versos quaisquer (1): uma visita guiada pela Poesia de Fernando Pessoa.

[Fonte: Texto – Risoleta Pinto Pedro. Notícia – AFP. Título da crónica (1) – verso de Fernando Pessoa, escolhido pela autora]

Sem comentários: