segunda-feira, 30 de julho de 2007

FRANCISCO JOSÉ VIEGAS NA CASA FERNANDO PESSOA


A Casa Fernando Pessoa estava cheia de pó, eis o título da entrevista dada por Francisco José Viegas, director da Casa Fernando Pessoa desde Fevereiro de 2006, ao jornalista António Ribeiro Ferreira, publicada no Correio da Manhã, a 29 de Julho de 2007. Entrevista disponível em www.correiodamanha.pt. Francisco José Viegas faz o balanço deste ano e meio de exercício:

[…] Era uma casa sem actividades programadas. […] O objectivo nesse primeiro ano foi encher a casa. Fazer da Casa Fernando Pessoa um lugar marcante na geografia de Campo de Ourique e também na geografia da cidade. […] A casa tem uma biblioteca, um espólio de objectos pessoais de Fernando Pessoa […] um auditório e um espaço para exposições. Tivemos que animar isto tudo. [...] O que nós fizemos foi tirar o pó, limpar a casa, tirar o cheiro a vazio. E esse objectivo foi cumprido. [...] E fizemos outra coisa. Ateliers de leitura e escrita para crianças (…). Exactamente para criar novos públicos. […] Temos de perceber a fortuna, a riqueza de termos uma coisa chamada Fernando Pessoa. […]

Saudamo-lo por ter sabido devolver “o coração” e “a dignidade” à Casa Fernando Pessoa. Fernando Pessoa merece (e agradece)!

[Fonte: Imagem – Francisco José Viegas. Fotografia disponível em
www.mundopessoa.blogspot.com]

Sem comentários: