sábado, 28 de julho de 2007

OS GRANDES PORTUGUESES DA RTP

Entre Janeiro e Março de 2007 o País acompanhou a eleição do maior português de entre os grandes portugueses. Qual concurso para a eleição da "Miss Portugal 2007", os modelos foram criteriosamente “vestidos” por especialistas, cada qual exibindo os melhores dotes. Coube a Fernando Pessoa ser “vestido” por Clara Ferreira Alves.
Fernando Pessoa teve a honra de participar no rol dos dez finalistas, numa competição desde logo bipolarizada entre António de Oliveira Salazar e Álvaro Cunhal, num despique de paixões políticas que acordou antigos ódios e fantasmas.
É agora óbvio, os poetas, os maiores de Portugal, Camões e Pessoa, jamais poderiam ter ganho uma luta tão desigual.
Alegra-nos saber que Fernando Pessoa só entrou nesta competição porque foi arrastado por muitos que lhe conhecem o nome sem lhe conhecer a obra.
Não foi ele quem perdeu. Fomos nós que não lhe ouvimos estas palavras sábias sobre António de Oliveira Salazar:

No meio de um povo de incoerentes, de verbosos, de maledicentes por impotência e espirituosos por falta de assunto intelectual, o lente de Coimbra (Santo Deus!, de Coimbra!) marcou como se tivesse caído de uma Inglaterra astral. Depois dos Afonsos Costas, dos Cunhas Leais, de toda a eloquência parlamentar sem ontem nem amanhã na inteligência nem na vontade, a sua simplicidade dura e fria pareceu qualquer cousa de brônzeo e de fundamental […]

“Salazar acabou por ser eleito o maior português de sempre, e sem surpresa!”


[Fonte: Imagem − Fernando Pessoa. Desenho de Almada Negreiros, datado de 30.11.1935. Google]

Sem comentários: