terça-feira, 7 de agosto de 2007

ALÉM DE TUDO, A MEMÓRIA

A Casa Fernando Pessoa, inaugurada em 1993, é um equipamento cultural da Câmara Municipal de Lisboa e ocupa o prédio urbano sito na Rua Coelho da Rocha, n.º 16, a Campo de Ourique.
Do edifício original onde Fernando Pessoa habitou partir de 1920, e até à data do seu falecimento (1935), foi conservada apenas a fachada, tendo o interior sido alvo de profundas obras de reconstrução e de adaptação às novas finalidades, conforme projecto de arquitectura da autoria de Daniela Ermano.
Hoje, podemos subir o primeiro lanço da escada de acesso ao andar onde Fernando Pessoa habitou (o 1.º anadar esquerdo), tocar o mesmo corrimão, e podemos visitar o espaço que, embora reconstruído, corresponde ao espaço do antigo quarto do poeta, lugar onde se guarda a estante com a sua biblioteca pessoa e a cómoda que foi sua.
A Casa Fernando Pessoa apresenta-se como um centro cultural e de vivência literária, onde têm lugar as mais variadas actividades, desde visitas de estudo, ateliers infantis dedicados aos mais jovens, apresentação de livros, conferências, debates, exposição de artes plásticas e de fotografia, etc.
Saliente-se que a Casa inclui uma biblioteca especializada em poesia portuguesa e estrangeira, dotada de uma boa área de referência, servido a pesquisa e a investigação em torno da obra de Fernando Pessoa.
A Casa Fernando Pessoa edita a revista “Tabacaria”, órgão de comunicação cultural da instituição (a edição está de momento suspensa).
Desde 1993, e até ao presente, a Casa Fernando Pessoa foi dirigida e acompanhada por Manuela Júdice (1993-1999), por Clara Ferreira Alves (2002-2006), e por Francisco José Viegas (nomeado director em Fevereiro de 2006).

[Fonte: Imagem – Estante e biblioteca pessoal de Fernando Pessoa colocadas no quarto dito de Fernando Pessoa. Fotografia disponível em
www.mundopessoa.blogspot.com]

Sem comentários: