quarta-feira, 1 de agosto de 2007
NOTÍCIAS DO CAFÉ MARTINHO DA ARCADA - Jantar Convívio de despedida de Mário Máximo
A 17 de Janeiro deste ano, no Martinho da Arcada, realizou-se um jantar convívio para assinalar a despedida simbólica de Mário Máximo do cargo de Presidente da Direcção da Associação Fernando Pessoa, cargo que desempenhou no período de tempo que medeia entre os anos de 2002 e 2007, sucedendo a Francisco Queiroz (2001-2002), e a Victor Belém (1998-2000).
Cabe referir que Mário Máximo é membro fundador da AFP, e que ao longo dos dez anos de existência desta associação integrou sempre o elenco das diferentes direcções, contribuindo com a sua energia e o seu entusiasmo para o crescimento e para a afirmação da AFP em todas as instâncias. Na hora da despedida, Mário Máximo quis afirmar:
(…) Foi com grande orgulho que durante quatro anos e meio dirigi a AFP. Em toda a minha actividade e decisões tive sempre como principais objectivos aqueles que levaram à criação desta associação: estudar, divulgar e debater a obra de Fernando Pessoa bem como promover um vasto debate cultural à volta dos grandes temas da cultura portuguesa. Sei que esses objectivos foram plenamente atingidos. (…) Mas é chegado o momento de entregar o testemunho. Fá-lo-ei com alegria e com a noção do dever cumprido pois sei que aqueles que vierem a ser democraticamente escolhidos pelos associados serão, sem dúvida, os mais qualificados para liderarem os novos rumos da AFP. [Este] momento […] não é de adeus mas sim de mudança (…).
Os elementos dos vários órgãos sociais, bem todos os associados, estão bem cientes da veracidade destas palavras, e são conhecedores do bom trabalho desenvolvido por Mário Máximo à frente dos destinos da Associação Fernando Pessoa.
Neste dia especial para si, Mário Máximo fez ainda questão de ser o orador convidado, tendo proferido uma comunicação subordinada ao tema A procura da unidade na obra poética de Fernando Pessoa.
Ao final da noite, em representação da colectividade, e enquanto tutora de facto desta especial herança, coube a Manuela Nogueira encerrar a sessão através de acto breve e emotivo, entregando a Mário Máximo uma placa de parta gravada com os respectivos votos de agradecimento e de sincera homenagem.
[Fonte: Imagem – Mário Máximo. Fotografia de Sandra Adónis. Google]
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário